quinta-feira, 11 de março de 2010

Um breve resumo sobre a História da Escola

A Escola Raul Sá, está localizada no bairro de Mussurunga, norte da Cidade de Salvador, Setor C, Rua C, S/N. Um bairro popular, planejado e construído pela URBIS e entregue a população em abril de 1979.
Durante os seus primeiros anos foram construídas várias escolas, primeiro foi a Pinto de Aguiar, que ficou responsável pela educação dos filhos, dos recém chegado moradores, da 1ª a 4ª séries, no ano seguinte a escola atendeu também os alunos de 5ª a 8ª série, pois era a única escola existente.

Os anos se passaram e o bairro foi crescendo e exigindo mais escolas, foram construídas as escolas Padre Palmeira, Newton Sucupira, Dirlene Mendonça (Atual Leila Rubens Fonseca), mesmo assim a população em idade escolar ainda era carente de vagas para estudar.

Havendo uma área livre neste local, e como na época a política estadual estava investindo em construção de prédios escolares, foi escolhida para a construção de mais um prédio para atender as crianças e adolescentes que estavam necessitando de estudar mais perto de casa, pois a população do bairro crescia cada vez mais, principalmente com a entrega de prédios novos com várias unidades de apartamento.

A construção teve início em 1986 ainda no governo de João Durval, porém com a movimentação da campanha política para governador houve uma paralisação na obra por falta de verba. O prédio só foi entregue em julho de 1988, pois o governador que deu inicio as obras perdeu as eleições.

O nome escolhido foi uma homenagem muito merecida ao recém falecido Professor Raul de Souza de Costa e Sá, que apesar de ter nascido no Rio de Janeiro e de ser Bacharel em Direito, destacou-se na sociedade intelectual da Bahia no ensino da Língua Portuguesa na Universidade Federal da Bahia. Primeiro na Escola de Jornalismo depois na Escola de Letras onde se aposentou.

A inauguração oficial só veio acontecer em setembro deste ano com a presença do Senhor Governador Dr. Valdir Pires, a Secretaria de Educação Professora Maria Augusta, os representantes da comunidade local, e a comunidade escolar.

Neste período o corpo escolar era composto pela Professora Maria Santos Silva e Professora Isabel Diretora e Vice – Diretora, respectivamente desta Unidade Escolar, 15 professores e 10 funcionários.

2 comentários:

  1. a escola raul sa e a melhor du mundo que eu gostei da 1a4 serie melhores professores diretores fucionario

    ResponderExcluir
  2. gst é muito bom ten um esino para min simplis e só

    ResponderExcluir